Uma gata doméstica que foi confundida com uma jaguatirica foi motivo de confusão em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Na manhã de terça-feira (10), moradores de um condomínio no Bairro Vila da Serra ficaram assustados com a presença do animal e acionaram o Corpo de Bombeiros, que o capturaram e soltaram a pequena Massinha na mata, supondo ser um animal selvagem. Mas, na verdade, o pet avaliado em R$ 7 mil reais é um gato-de-bengala, ou gato bengal, e pertencia a um morador do residencial. Ainda na noite de terça, após horas de buscas conduzidas pelo tutor, Rodrigo Calil, junto de outras entidades, a gata de apenas 7 meses foi avistada pelo grupo na mata e localizada com o auxílio de uma câmera térmica.
Momento que o animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Mas afinal, quais as características de cada animal?
Gato Bengal
O Bengal ou gato-de-bengala é uma raça hibrida que surgiu no Sul da Ásia a partir do cruzamento de um gato doméstico com um gato selvagem asiático. Ele foi criado em 1963, mas só foi considerada uma raça em 1985. Seu rabo é comprido, olhos claros e traços finos, com manchas na pelagem que remetem diretamente ao seu ancestral, o Leopardo Asiático, também conhecido como Gato Selvagem Asiático.
O animal tem o tamanho de um gato comum, é arisco mas também muito dócil, gosta de brincar de caça, mas não tem instinto suficiente para sobreviver fora de casa. Sua pelagem é curtinha, fina e brilhante, o rabo lembra as listas de um tigre e no tronco, as manchas são mais arredondadas e se assemelham também à das onças. O nome popular “gato-de-bengala” tem origem no nome científico da parte selvagem da família: o Felis Bengalensis.
Jaguartirica
Já a jaguatirica é um mamífero da família dos felinos, considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça-pintada e do puma. Nativo da América, possui grande facilidade para escalar árvores com a ajuda de suas garras afiadas e pode ser encontrado em diversos habitats como florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.
De porte mediano, selvagem e muito arisca, seu nome científico é Leopardus pardalis e pode ser considerado um animal solitário e territorialista. Quando adulta tem o tamanho de um cachorro, com pelagem é curta, macia e brilhante, que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. O pelo também tem pintas arredondadas nas patas, que, juntas, formam faixas horizontais na lateral do corpo do animal.
*com informações do G1